Cotações – Análise de Elevador

http://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/euro-uniao-europeia-principal.jhtm

Fui para o Rio nesta quinta-feira, 22 de Julho, para ir ao Consulado da França, realizar coleta de dados Biométricos, procedimentos de Visto, etc. Na viagem de Avião, encontrei-me com 2 outras pessoas, que foram realizar o mesmo procedimento que eu.

Aí conversa vai, conversa vem, e vem a pergunta clássica: O que é que você faz?

Bom, eu estudo Economia no Ibmec-MG….além disso eu faço mais um milhão de coisas, mas geralmente quando as pessoas perguntam o que você faz, é isso ou trabalho que elas querem saber…

Não tardou a próxima pergunta: uhn, já que você é economista, o que é que você acha, o Euro vai continuar caro ou vai ficar mais barato?

Não sei exatamente o porquê, mas economista deve parecer às demais pessoas que tem bola de cristal, tanto para adivinhar exatamente o que elas querem perguntar, quanto para dar respostas sobre o futuro pouco razoáveis…

Eu olhei com aquela cara de múltipla escolha, e disse: você quer saber exatamente o que?

Não querendo, mas já caindo na sina de todo Economista, a resposta é “depende”!!!

Aí elas responderam: Não, só fala se vai subir ou descer….

Subir ou descer, isso é verdadeiramente uma análise de Elevador: Sobe, Desce…

A taxa de câmbio entre duas moedas reflete tantas coisas que nem mesmo seria possível descrevê-las todas aqui em um só post.

Mas infelizmente é assim que as pessoas enxergam Economia, um sobe e desce de taxas e valores…

Hoje em dia é possível acompanhar cotações, câmbios, bolsa, tudo em tempo real, pela internet ou bloomberg. Mas neste caso, mais informação não significa mais conhecimento, as pessoas acompanham números, mas se esquecem que nada disso tem valor sem a teoria econômica por trás.

Anúncios