Não é moratoria, é perdão….

Incrível como as coisas se rearranjam neste mundo de meu Deus…
Já a pelo menos um ano e meio a Grécia já provou não ter condições de pagar sua divida, e isto não seria problema, se ela estivesse sozinha…Quantos paáses já quebraram? Quantos outros declararam Moratória? Entraram em esquema Ponzi? E quem liga? No maximo o FMI, querendo, claro, utilizar-se da situação para forçar algumas privatizações em setores estratégicos.
A parte bonita da União Européia, em especial na Zona do Euro, é que a integração não é completa, mas permanece em uma área cinza, onde é dificil determinar exatamente os limites do escopo da União Européia como entidade, e também das decisões de cada país. A politica monetária foi unificada, mas a politica fiscal é independente. Faz sentido? Talvez. Seria possivel se considerassemos a hipotese que os paises que a compõe fossem suficientemente similares, e que os choques atingissem todos os paises da mesma forma e proporção. Mais do que isso, a forte hipotese de que as preferências de investimento destes paises fosse suficientemente similar. Mas perai, se a Politica monetaria é a mesma, e a politica fiscal é independente, mas deveria ser em média similar entre os paises, então não pode ser independente. A crise na Grécia é prova clara disto.
Mas imaginem se a Grécia declara moratoria? Era uma vez, do outro lado do Atlântico, um grupinho de paises que se chamava União Européia. Então, apoiado por outros tantos paises que iriam conjuntamente parao buraco, sua divida foi pela metade “perdoada”. Não é moratoria gente, é a mais pura solidariedade entre os paises…

Faz sentido?

Anúncios