TOEFL, here I go…

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é mais uma daquelas etapas que você precisa passar na vida, por algumas vezes…este teste avalia sua capacidade de ler, ouvir, falar e escrever em inglês, mas naquele exato momento. Ele tem validade de dois anos, então se você precisar de novo, muito provavelmente terá de marcar novamente. O meu conselho aos marinheiros de primeira viagem é que marquem o teste com a maior antecedência possível, não espere estar preparado. As datas são bem restritas, e dependendo de onde você mora, precisará viajar para algum local autorizado.

A prova em si é bem tranquila, mas é preciso treinar fazer a prova, mais do que treinar o seu inglês. São pouco mais de quatro horas de prova, então tem que criar resistência. A própria ETS tem disponível simulados para você fazer, mas são pagos. Não custa muito, eu recomendo, pois é a melhor maneira de se familiarizar. Para quem precisa de uma assistência maior, a Kaplan tem cursos on line ou via skype (eu particularmente não me preparei com a Kaplan para o TOEFL pois senti que não precisava, mas me preparei com eles para o GRE e recomendo). Há muitas escolas de inglês que tem cursos específicos para o TOEFL também.

A maior dica de todas é não faça da prova algo maior do que ela é. Esteja confiante, calmo, e bem descansado. As pessoas que avaliam sabem que você é alguém que não nasceu falando inglês, e vão considerar suas capacidades de comunicação no idioma levando tudo isso em consideração.