Economia and Ecologia

Este vídeo abaixo faz parte de uma série de palestras da GUNT fundação de economia ambiental, nos Estados Unidos.  O áudio não está dos melhores,  mas o conteúdo é fantástico,  se quiserem se aventurar. Não assistir o vídeo,  no entanto, não prejudica a compreensão deste post.

Sem dúvida,  uma das questões mais interessantes levantadas neste post é o fato destas duas ciências,  Economia e Ecologia comungarem da mesma raiz etimológica do grego,  οiκος (oikos), que significa “casa”. Podemos transcender o sentido de casa para o local em que habitamos.  Economia estuda a alocação de recursos escassos,  no limite,  como as pessoas tomam decisões e como reagem a incentivos.  Ecologia estuda nosso meio ambiente,  as relações entre os seres vivos,  o que garante o equilíbrio e o que pode provocar catástrofes sistêmicas.
Em Economia,  fica muito claro que toda e qualquer crise ou bolha financeira ocorrem quando pessoas falham,  no momento de sua tomada de decisões, em antever o pass through de suas ações.  Sendo assim,  me parece que o estudo de economia tem muito a ganhar com ecologia.  Como tudo tem seu contraponto,  os profissionais de ecologia de todo o mundo que querem desesperadamente salvar o planeta, poderiam se dedicar à arte de entender como pessoas tomam decisões,  e criar os incentivos corretos para atingir seus objetivos. Ecologos, estudem economia.
Que estas duas ciências possam comungar não somente de raízes etimológicas, mas também em princípios de ação.