O que é justo?

For English, please follow the link.

Entao, este é um tópico que tenho questionado bastante ultimamente. Qual é a definição de justo, e como categorizamos as coisas como sendo justas ou injustas?

Cada vez que eu começo a pensar sobre isto, me vêm na memória minha aula de Direito, onde meu professor definira o princípio de igualdade, como sendo:

Tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam

Bonito, não é? Então acho que temos nossa definição, mas e quanto a aplicarmos esta regra? Como determinado quais serão os nossos critérios para julgar o que é justiça?

Eu poderia propôr por exemplo que salário justo seria a quantidade de dinheiro que um indivíduo ganha, dada a quantidade de trabalho que ele tem. Então de acordo com a definição acima, se dois indivíduos trabalham o mesmo tanto, eles deveriam ganhar a mesma quantidade de dinheiro, e quando trabalham mais ou menos deveriam ganhar mais ou menos na proporção de mais ou menos trabalho que tenham.

Mas médicos ganham mais do que um garçom numa cafeteria, ainda que eles trabalhem a mesma quantidade de horas. Alguém pode argumentar: O trabalho é diferente, o médico salva vidas. Ninguém salva vidas trabalhando em uma cafeteria.

Ok, então horas não são uma boa medida de justiça em salário. Então eu poderia considerar que o que é justo é que você seja pago pelo tanto que estudou e se dedicou para ocupar a sua posição. Parece uma medida mais razoável. Mas você não precisa estudar para ser jogador de futebol, e eles ganham muito dinheiro. Então alguém pode me dizer-> Não, você não está entendendo, eles são pagos por terem talento. OK, então talento é algo que eu devo considerar na esquação também.

Vamos pegar músicos. A internet está cheia de músicos extremamente talentosos, que jamais conseguirão seguir carreira, porque o que eles ganham com o talento deles simplesmente não é o suficiente para pagar as contas, e não é por falta de talento. O argumento das pessoas-> Bom, acho que eles simplesmente não tiveram sorte. SORTE? Resumimos a isto? Toda esta discussão sobre salário justo acabou em sorte? Cadê a justiça nisso?

E algumas pessoas dirão-> Ah, quem mandou escolher Música como carreira, o risco é muito alto. Escolha algo mais estável, vai para a faculdade, trabalhe em um grande escritório de uma grande empresa. Surpresa-> Crises existem e grandes empresas também vão à falência.

Muitas pessoas perderam o emprego durante a recessão, e muitos deles saíram por aí dizendo “isso não é justo!”. Eu tenho família para sustentar, e etc…então de acordo com estas pessoas, não é justo que elas percam o emprego, porque elas já tem algo ou alguém com quem gastar o dinheiro, que por acaso é a família. O cara que perdeu o emprego e não conseguiu sustentar sua casa na praia poderia usar o mesmo argumento. “Mas família é mais importante que casa na praia!”. Concordo, é mais importante. No entanto, o fato que um tem família para sustentar e o outro não determinar qual dos dois perde o emprego? Isso é justo?

Não existem respostas certas aqui. Eu poderia ir para Economia, que é minha área, e achar contradições sobre o que é e o que não é justo. Capitalismo e Socialismo são dois modelos econômicos. E poderia ir para Religião, Ciências Sociais, ou perguntar para qualquer pessoa na rua: O que é justo? E eles me reponderiam. Eu começaria a perguntar sobre situações implícitas nas definições que eles me dessem e eles iriam eventualmente se contradizer.

Eu gostaria de encorajá-los a comentar neste post, eu gostaria de ver algumas das definições que vocês podem sugerir para justiça; algo pelo qual todos lutamos para conseguir e ninguém sabe realmente o que é.

Anúncios