“As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes”

Esta citação retirada do livro O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince) De Antoine de Saint-Exupéry me veio à memória hoje enquanto editava um vídeo a respeito da queda do muro de Berlim.

 

A história do muro de Berlim tem para mim grandessíssima importância, apesar de jamais ter morado na Alemanha. Eu nasci dia 23 de dezembro de 1989, menos de dois meses após a queda do muro de Berlim, um emblema da Guerra Fria e da divisão do mundo entre dois ideais. O tempo passou, e o destino me levou a estudar Economia, razão número um da discórdia entre forças capitalistas e socialistas que repartiram o mundo antes que eu nascesse. Eu viajei pelo mundo, e fiz grandes amigos de países outrora inimigos nesta injusta guerra. O mundo caminha para algo melhor, mas um carro sem retrovisor está sujeito a acidentes. Embora o muro de Berlim já tivesse sido destruído quando eu vim para este mundo, eu jamais me esquecerei que ele existiu…

 

Porque quem constrói muros cria uma barreira artificial para algo que era naturalmente unido….e quem constrói pontes uni artificialmente uma barreira natural!

little prince